Destaques
recent

Pré-catecumenato: O que é?

É o primeiro tempo do catecumenato: um espaço indeterminado de tempo para o acolhimento na comunidade cristã, o primeiro anúncio (querigma) ou evangelização e uma primeira adesão à fé (cf.RICA, n. 7a, 9-13; Estudos da CNBB 97, n. 78-79; 125).

O «pré-catecumenado», tem, no entanto, uma grande importância e habitualmente não se deve omitir. Nele se faz a primeira evangelização em que é anunciado com firmeza e constância o Deus vivo e Aquele que Ele enviou para a salvação de todos, Jesus Cristo, de modo que os não cristãos, movidos pelo Espírito Santo que lhes abre o coração, abracem a fé e se convertam ao Senhor, em adesão sincera àquele que, sendo o caminho, a verdade e a vida, é capaz de satisfazer todos os seus anseios espirituais e até de infinitamente os superar (Rica 9).

No modelo catecumenal, em qualquer época do ano, as pessoas que querem viver o processo são recebidas. São também acompanhadas por um introdutor ou introdutora, vão entrando em contato com a comunidade e com o ministro ordenado. Faz-se um primeiro anúncio - o querigma - (ou o novo anúncio, dependendo do caso) do mistério de Cristo, no diálogo com a pessoa, sua cultura e experiência religiosa. No caso dos já batizados, a aproximação (ou reaproximação) ao Senhor é decorrente do batismo recebido na infância e, eventualmente, dos outros sacramentos de iniciação já celebrados.

Esse é o tempo do despertar ou reavivar (para os que já tiveram alguma participação) a fé em Jesus Cristo e a conversão, tempo de perceber melhor a função da Igreja. 
O caminhante é incentivado a vivenciar a fé pela oração e pela mudança de relações com os outros e com a vida. Esperam-se pequenas atitudes que mostrem que isso está acontecendo. Os que vão alcançando esse estágio são convidados ao catecumenato. Os já batizados são incentivados a buscar o Sacramento da Reconciliação. (Estudos da CNBB 97)

É um lugar de acolhida aos simpatizantes que vem para a casa da Iniciação Cristã: nossa Igreja, nossa comunidade, nossa casa sempre de portas abertas!
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.