A Iniciação à Vida Cristã é um dos temas que vem sendo retomado gradativamente na caminhada da Igreja como tarefa central e como cumprimento do mandato missionário deixado por Jesus Cristo “ide pois fazer discípulos entre todas as nações, e batizai-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. E ensinai-lhes a observar tudo o que vos tenho ordenado. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos” (Mt 28, 19-20). Na verdade, o mandato missionário é envio e missão, é chamado de vocação cristã. Podemos dizer que nele está o fundamento da Iniciação à vida Cristã, como o agir missionário, como resposta ao dinamismo do Espírito, que impulsiona a Criação, e nos convida a acolher a Revelação, enviando-nos a anunciar a Boa Nova em todo o mundo.
É esta a nossa missão conforme conclama a V Conferência: “Impõe-se a tarefa irrenunciável de oferecer uma modalidade de iniciação cristã, que além de marcar o que, dê também elementos para o quem, o como e o onde se realiza. Dessa forma, assumiremos o desafio de uma nova evangelização, à qual temos sido reiteradamente convocados” (DA, 287). Segundo o evangelista Mateus, ao enviar os discípulos em missão Jesus garante sua presença fontal e edificante no dinamismo da missão (cf. Mt 1, 23; 18,20; 28, 20).
Um dos temas mais discutidos e trabalhados atualmente na Igreja é a Formação . E podemos dizer que acontece em todos os níveis, não parte somente das coordenações e lideranças, mas dos próprios catequistas. É comum em assembléias, reuniões e encontros que os participantes nas conclusões insistem em ter mais formação com cursos e encontros.
Click pra baixar outro documentos de formação.
Pe. Jânison de Sá Santos