As principais características do documento Catequese
Renovada e de sua práxis posterior são:
a) Catequese como processo de
iniciação à vida de fé: é o deslocamento de
uma catequese simplesmente doutrinal para um modelo mais experiencial, e da
catequese das crianças para a catequese com adultos. Tanto a dimensão doutrinal
como a da experiência estão integradas no processo de tornar-se discípulo de
Jesus. Começa a delinear-se um modelo metodológico que leva à experiência de
Deus que se expressa, sobretudo, na vida litúrgica e orante.
b) Iniciação à vida de fé em
comunidade: conforme a pedagogia de Deus, Ele se revela
no dia-a-dia de pessoas que vivem em comunidade. A catequese é concebida como
uma iniciação à fé em sua dimensão pessoal e comunitária.
c) Processo permanente de educação
da fé: se a catequese é o momento da iniciação à fé, a formação cristã se prolonga pela vida inteira. Além das
crianças, os adultos começam a merecer maior atenção.
d) Catequese cristocêntrica: conduz ao centro do Evangelho (querigma), à conversão, à opção
por Jesus Cristo que nos revela o Pai, no Espírito Santo (dimensão trinitária),
e ao seu seguimento. A catequese está a serviço da pessoa humana em sua
situação concreta (dimensão antropológica). Por isso ela educa para a vivência
do mistério d’aquele que revelou o homem ao homem, o novo Adão, Jesus Cristo. É
uma catequese cristológica com dimensão antropológica, que leva a uma antropologia com dimensão cristológica.
e) Ministério da Palavra: a catequese é considerada anúncio da Palavra de Deus, a serviço
da qual se coloca. O verdadeiro catequista tem a convicção (mística) de que é profeta hoje, comunicando a Palavra de Deus com seu dinamismo e eficácia,
na força do Espírito Santo. A Bíblia é considerada o livro da fé e, por isso mesmo, o texto
principal da catequese. O princípio da interação fé e
vida, aplicado à leitura da Bíblia, gera um tipo de leitura vital e orante da
Palavra de Deus.
f) Coerência com a pedagogia de
Deus: a renovação da catequese assume a doutrina
sobre a Revelação, contida na Dei
Verbum, com suas conseqüências. O modo de educar a
fé segue o mesmo “processo e pedagogia” que Deus usou para revelar-se, isto é:
Revelação progressiva através de palavras
e acontecimentos, por dentro da vida da comunidade, o respeito pela caminhada
da comunidade, o amor pelos pobres e a conseqüente paciência (em sentido bíblico) no processo de educação da fé.
g) Catequese transformadora e
libertadora: a mensagem da fé, iluminando a existência
humana, forma a consciência crítica diante das estruturas injustas e leva a uma
ação transformadora da realidade social. Catequese
Renovada introduziu o conceito de ações evangélico-transformadoras
como aprofundamento do tradicional conceito
de atividades pedagógicas. A catequese tem por tarefa introduzir o cristão
nestas ações, “inspiradas pela experiência de Deus na caminhada da comunidade;
[elas] educam evangelicamente para as mudanças do ambiente que nossa fé exige e
inspira”.3
h) Catequese inculturada: a catequese quer valorizar e assumir os valores da cultura, a linguagem,
os símbolos, a maneira de ser e de viver do povo nas suas diversas expressões culturais.
A inculturação está presente em Catequese
Renovada, embora o termo não apareça explicitamente.
Fala-se de interação fé e vida, com vistas principalmente a aspectos sociais,
políticos e econômicos. Isso facilitou posteriormente a compreensão da
necessidade de assumir e valorizar os elementos da cultura, da linguagem, dos
símbolos que fazem parte da maneira de viver do povo. Expressar o Evangelho de
forma relevante para a cultura é uma exigência metodológica da catequese. Como afirmou João Paulo II: “Não
é a cultura a medida do Evangelho, mas Jesus Cristo é a medida de toda a
cultura e de toda obra humana” (Santo Domingo,
Discurso de abertura, 2; cf. 13, nota
2). Não se trata só da cultura popular, ligada mais ao ambiente
rural e às vezes pré-moderno, mas também da cultura surgida da modernidade e
pós-modernidade, cujo lugar privilegiado são os grandes espaços urbanos.
i) Interação fé e vida: o conteúdo da catequese compreende dois elementos que interagem:
a
experiência da vida e a formulação da fé. A afirmação do princípio
de interação é a recusa tanto do excesso da teoria desligada da realidade, quanto
do dualismo que desvaloriza as necessidades do aqui e agora, da vida terrena
dos filhos de Deus.
j) Catequese integrada com as
outras pastorais: como dimensão,
a catequese está presente em todas as
pastorais e, como atividade específica, articula-se com as demais. A catequese respira a vida e a fé da
Igreja, celebrada na liturgia, expressa na prática pastoral das comunidades e nas
suas orientações. A catequese se beneficia dessa articulação ao mesmo tempo que
contribui para uma pastoral orgânica ou de conjunto.
k) Caminho de espiritualidade: um dos temas centrais da formação do catequista é sua
espiritualidade:
ela brota da vida em Cristo, que se alimenta na ação litúrgica e
se expressa a partir da própria atividade de educador da fé, da mística daquele
que está a serviço da Palavra de Deus. É uma espiritualidade bíblica,
litúrgica, cristológica, trinitária, eclesial, mariana e encarnada na realidade
do povo.4
l) Opção preferencial pelos pobres: a Igreja redescobriu os pobres não apenas como categoria sociológica,
mas sobretudo teológica; considera-os destinatários de sua missão e
evangelizadores. Não se trata de um tema
da catequese, mas de uma perspectiva geral, que orienta concretamente objetivos, sujeitos e destinatários, conteúdo,
métodos, recursos e a própria formação de catequistas.
m) Temas e conteúdo: Catequese
Renovada descreveu em sua terceira parte os temas fundamentais da catequese. Trata-se de um conjunto de mensagens a ser adaptado aos
destinatários quanto à seleção de temas, linguagem, metodologia. Deseja-se
principalmente que esse conteúdo de mensagens seja vivido na caminhada da
comunidade. O eixo central que permeia a apresentação da mensagem é o da comunhão-participação num processo comunitário. A quarta parte do documento descreve o
processo pelo qual interagem o conteúdo da fé e a transformação da vida pessoal
e social.
Fonte: DNC