Destaques
recent

Metódo Leitura Orante da Bílbia na Iniciação Cristã

O que é Leitura Orante da Bíblia? 

“Entre as muitas formas de se aproximar da Sagrada Escritura, existe uma privilegiada, à qual somos todos convidados: a Lectio Divina (exercício da leitura orante da Bíblia), com seus quatro momentos (leitura, meditação, oração e contemplação) favorece o encontro pessoal com Jesus Cristo”(Doc. Aparecida, n.249). 

 A Lectio Divina está relacionada intimamente a uma prática – ao trabalho. Por isso, as liturgias são chamadas de Ofício Divino. Como os monges, a leitura orante quer unir uma vida orante com trabalho cotidiano pela promoção da vida em abundância para todos. Em preparação aos encontros e aos momentos de leitura orante, é preciso escolher previamente um texto. Pode ser o da liturgia do dia ou um texto adequado ao momentovivido pela comunidade ou pela pessoa. Ao iniciar a leitura, é importante procurar aquietar-se, fazer silêncio e buscar a interioridade.

Antes de tudo, colocar-se à luz do Espírito de Deus e pedir sua ajuda.
Depois, seguir os quatro degraus da Leitura Orante da Bíblia: Leitura, Meditação, Oração, Contemplação.


1º Passo: LEITURA

O QUE O TEXTO DIZ?
 
É muito importante dar atenção ao que estamos lendo,olhando atentamente as palavras do texto. Percorrer as imagens, as palavras, a geografia e o contexto. Procurar sentir os sabores e os perfumes que brotam da leitura. Observar detalhes, aspectos importantes num
caminho de apaixonamento e compromissos. Aconselha-se ler duas ou três vezes e contar a história de memória para gravar as palavras, os personagens,as atitudeseos fatosdotexto.

2º Passo: MEDITAÇÃO

O QUE O TEXTO DIZ PARA MIM, PARA NÓS?
 
Interiorizar e ruminar o que o texto disse. Aqui o silêncio é fundamental para que a Palavra de Deus encontre espaço para tomar conta de todo o nosso ser. Depois de um tempo em silêncio, retomar o texto e compartilhar.


3º Passo: ORAÇÃO

O QUE O TEXTO ME FAZ DIZER A DEUS?

A oração é um encontro amoroso com Deus.Não é simplesmente um“falar” de nós para Deus. Antes de tudo é deixar-se encontrar por Ele e acolher essa visitacomalegria e abertura. SantoAgostinho dizia que“ninguém procura a Deus, seEste jánãootiver inspiradoeatraído” . Esse encontro amoroso com a Divindade dá prazer e transforma a vida. Por isso é muito importante cuidar do ambiente da oração. É bom deixar o corpo quieto para vivenciar esse momento e deixar o coração reagir. Falar diretamente o que vem do coração. Deixar-se possuir pelo Espírito de Deus que transforma todas as coisas. Neste momento é importante visitar o livro dos Salmos, lembrar cantos que marcaram  nossa vida, textos que tem algo de importante a dizer que queremos compartilhar.


4º Passo: CONTEMPLAÇÃO NA AÇÃO



O QUE O TEXTO ME LEVA SER E FAZER?


A contemplação é “mudar de idéia sobre algo” que faz a gente “mudar de atitude”. Quanto maior o tempo dedicado à contemplação (ou seja,quanto mais se fizer isso no cotidiano da vida) mais se estará em processo de contínua conversão. Este momento da leitura orante é dedicado à escuta mais atenta do que Deus tem a dizer.
Aqui nasce a novidade. Até agora a Boa Nova foi sendo cultivada. Neste momento é preciso compartilhar os compromissos. O que esta leitura provoca em termos de atitude libertadora? O que é preciso mudar para que “seja feita a vontade de Deus assim na terra como no céu”?

Boa Leitura..


Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.