Destaques
recent

Iniciação a vida cristã modelo catecumenal: COMO COMEÇAR?

1. Formar uma equipe inter-pastoral em sua comunidade, paróquia, prelazia, diaconia ou área missionária (Batismo, Crisma, Eucaristia, Liturgia...)
2. Estudar os subsídios(Estudo 97 da CNBB, DNC, Documento de aparecida, Catequese Renova, RICA etc), Começar a estudar é o mais importante, no momento.
3. O RICA foi feito preferencialmente para os catecúmenos, os que não são batizados. A Crisma e outras formas de catequese, aproveitarão o que já fazem, mas irão se adequando ao processo catecumenal.
4. Escolher, com a anuência do Pároco, as pessoas de várias pastorais e movimentos, com perfil para serem introdutores.
5. Organizar um breve curso para envolver os introdutores no processo:
. A meta da Iniciação Cristã;
. O RICA e suas etapas;
. O que é Catecumenato;
. O acompanhamento espiritual e a atitude do Introdutor;
. A Sagrada Escritura;
. Aprofundamento dos capítulos 5 a 7 do Evangelho de São Mateus.
6. Formar os catequistas na ótica do catecumenato. Introdutores e catequistas devem ter reuniões periódicas para trocarem experiências sobre o período do pré-catecumenato.
7. Marcar as datas dos ritos, e envolver os catecúmenos e catequizandos para que eles possam se sentir responsáveis pelo processo.
8 .Estar aberto para receber os candidatos durante todo o ano. Daí a importância dos introdutores em todas as pastorais e movimentos

Obs.: Antes de implantar o modelo em sua paróquia, procure saber com a equipe de animação bíblico catequética do seu regional ou diocese, se o modelo de projeto já está pronto. Provavelmente até o final de 2014 a equipe de animação Bíblico catequética da CNBB estará lançando o modelo de projeto e subidos para auxiliarem no processo de implantação da IVC
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.