OS 4 tempo do catecumenado são
marcadas por três celebrações litúrgicas: a
primeira, "celebração de admissão" marca o encerramento do primeiro tempo o “Pre-Catecumenato”, a
segunda, "celebração da eleição ou Inscrição do nome", marca o encerramento do
segundo tempo "Catecumenato" e inicia o terceiro
tempo “Purificação e Iluminação”; e a terceira é a "celebração dos sacramentos", marca
o início do quarto tempo a “Mistagogia”.
Quaresma: Terceiro Tempo "Iluminação e Purificação"
1º Domingo da
Quaresma: Celebração de Eleição ou Inscrição do nome
3º, 4º, 5º Domingo da
Quaresma: Escrutínios 1,2 e 3
Vigília Pascal: Sacramentos IVC
Entrega dos
Símbolos da fé (Oração dos Apóstolos – “Credo” e Oração
do Senhor - “Oração dominical ou Pai Nosso”), após terceiro
escrutínio.
Um resumo sobre a celebração de "Eleição" e os "Escrutínios", segundo o RICA.
24. A partir do dia
da sua «eleição» e admissão, os catecúmenos passam a ser designados pelo nome
de «eleitos». Também se dizem «competentes», porque caminham em conjunto para
receberem os sacramentos de Cristo e o dom do Espírito Santo. Chamam-se também
«iluminandos», porque o próprio Baptismo se chama «iluminação» e porque por ele os neófitos são iluminados pela luz da fé.
Contudo, em
nossos dias, podem usar-se também outros termos que, segundo a diversidade das
regiões e culturas, estejam mais ao alcance de todos, e sejam mais conformes ao
génio das diferentes línguas.
25. Durante este
tempo, os catecúmenos são objecto de uma preparação interior mais intensa. Esta
tem mais em vista o recolhimento espiritual do que a
catequese, e destina-se à purificação do coração e da mente, através do exame
de consciência e da penitência, e à sua iluminação por meio do conhecimento
mais aprofundado de Cristo Salvador.
1) Os
«escrutínios», que devem ser celebrados solenemente ao domingo, têm em vista o duplo fim acima referido, a
saber: pôr a
descoberto o que no coração dos eleitos possa haver de fraqueza, enfermidade ou
malícia, para que seja curado, e o que há de bom, válido e santo, a fim de o fortalecer.
3) No dia da
eleição procurem, na medida em que for oportuno, dar o seu testemunho, justo e
prudente, sobre os catecúmenos, uma vez que se trata do crescimento da própria
comunidade.
4) No tempo da Quaresma, isto é, no tempo da purificação e da iluminação,
sejam assíduos aos ritos dos escrutínios e das «tradições», e tragam aos
catecúmenos o exemplo da própria renovação em espírito de penitência, de fé e
de caridade.
52. O s
«escrutínios» fazem-se no III, IV e V domingo da Quaresma e, em caso de
necessidade, podem fazer-se noutros domingos da mesma Quaresma ou até nos dias
feriais da semana que se julguem mais indicados.
53. Desde a
antiguidade que as «tradições» pertencem a este tempo da purificação e da iluminação, uma vez que se fazem
depois dos escrutínios.
Celebrem-se, porém, ao longo da semana. A
«tradição» do Símbolo faz-se depois do primeiro escrutínio; a tradição da
Oração dominical, depois do terceiro. Contudo, se do ponto de vista
pastoral
se julgar mais
oportuno, para que se torne mais rica a liturgia do tempo do catecumenado, as
tradições podem transferir-se para o tempo do catecumenado e serem celebradas à
maneira de «rito de transição» (cf. nn. 125-126, p. 77).
54. N o Sábado
Santo, quando os eleitos, que se abstêm do trabalho (cf. acima n. 26, p. 30),
se entregam à meditação, podem realizar-se os vários ritos imediatamente preparatórios:
a «redição» do Símbolo, o rito do «Effathá», a escolha do nome cristão e mesmo
a unção com o Óleo dos catecúmenos (cf. nn. 193-207, pp. 118-125).
55. O s sacramentos
da iniciação dos adultos celebrem-se na própria Vigília pascal (cf. n. 8, p. 23
e n. 49, p. 37). Se o número dos catecúmenos for muito grande, dão-se os
sacramentos à maior parte deles nesta mesma
noite, e os restantes podem ficar para os dias dentro da oitava da
Páscoa e ser renovados pelos sacramentos nas igrejas
principais ou
até nas estações secundárias. Neste caso, toma-se a Missa própria do dia ou a
Missa ritual da iniciação cristã, usando mesmo as leituras da Vigília pascal.
61. A «eleição»
celebre-se cerca de seis semanas antes dos sacramentos
da iniciação, de modo que haja tempo suficiente para os «escrutínios»
e as «tradições».
62. O s
«escrutínios» não devem celebrar-se nas solenidades, mas nos domingos ou até
mesmo durante a semana, guardando entre eles os intervalos do costume e fazendo
as leituras que vêm indicadas no Ritual. Os formulários da Missa serão os do
dia ou os da Missa ritual, como adiante se indica no n. 374 bis, p. 244.
158. Os escrutínios
serão celebrados pelo sacerdote ou pelo diácono com a presença da comunidade à
qual preside, para que os próprios fiéis
possam aproveitar da liturgia dos escrutínios e tomar parte nas orações pelos
eleitos.
159. Os escrutínios
fazem-se nas Missas próprias dos escrutínios, que se celebram nos domingos III,
IV e V da Quaresma; escolham-se as leituras do ano «A», com os respectivos
cânticos, como vêm no Leccionário da Missa. Se, por motivos de ordem pastoral,
não puderem ser celebrados nestes domingos, escolham-se outros domingos da Quaresma ou até
os dias feriais mais convenientes.
Fonte: Rica
Fonte: Rica