Destaques
recent

Celebração dia do Catequista 2014

1.INTRODUÇÃO 
Queridos/as Catequistas!
Com nossos cumprimentos e gratidão, colocamos em suas mãos uma sugestão para a Celebração do dia do Catequista, que neste ano será no dia 24 de Agosto.
Que este dia seja de alegria e, sobretudo de entrar em sintonia e comunhão com todos os catequistas do Brasil.
A missão do catequista é de gratuidade. É assim que cada catequista coloca em prática o ensinamento de Jesus, dedicando seu tempo para que adultos, jovens, adolescentes e crianças possam encontrar o caminho do discipulado missionário, a partir da experiência pessoal e comunitária com Jesus Cristo. É por isso que hoje queremos agradecer a Deus pelo ministério da catequese e dizer “obrigado” a cada um de vocês, pedindo ao Senhor, que os abençoe porque vocês fizeram a opção de ser servidores do evangelho que oferece a vida em abundância.
Que a experiência do encontro com Jesus Cristo, que é a condição para exercer esse ministério, provoque sempre de novo o encantamento por esse fascinante caminho de discipulado, cheio de desafios que fazem crescer e geram profundas alegrias. 
Parabéns, Gratidão e Força pra Frente!!!
Comissão Episcopal Pastoral para a Animação Bíblico-Catequética
Orientações: 
Como no processo de Iniciação à Vida Cristã consideramos  catequistas todos os que se dedicam à educação da fé, é bom destacar também aqueles que fazem parte do processo: equipe de batismo, de matrimônio, pastoral familiar, pastoral da criança, líderes, grupo de liturgia, círculos Bíblicos, grupos de reflexão...
Esta celebração segue a estrutura da liturgia do 21º domingo comum que se celebra nesse dia 24 de agosto, para estarmos em sintonia com toda a Igreja. Mas onde não há possibilidade de missa, pode ser adaptada como Celebração da Palavra.
Preparação do ambiente: Colocar a Bíblia, o Círio Pascal, o RICA, o Diretório Nacional de Catequese, um vaso com galhos verdes e secos e (preparar velas e um galhinho verde para cada participante). Acolher a todos com a festa do abraço.
CELEBRAÇÃO

Comentarista: A missão primordial da igreja é anunciar Jesus e testemunhá-lo no mundo; anunciar o Reino de Deus como o próprio Jesus o fez. Catequista, vocação que hoje celebramos, assume este serviço da Palavra tornando-se porta-voz da vivência cristã de toda a comunidade e procura transmitir aos catequizandos a experiência do encontro com Jesus, fundamento de nossa fé. Nesta celebração queremos agradecer e louvar a Deus pelos milhares de catequistas que ajudam dinamizar nossas comunidades em todos os recantos do Brasil.

Canto de entrada............
RITOS INICIAIS.........
Ato penitencial (feito por três catequistas a partir de limites que ainda existem na realidade local da catequese). E todos respondem “Senhor tende piedade, Cristo tende piedade, Senhor..
Glória - comentarista: Cantemos agradecendo a Deus que nos oferece a oportunidade de viver o ministério da catequese...
Canto: (se este não for conhecido, outro glória...)
Deus vos salve Deus! Deus vos salve Deus! / Deus salve a comunidade onde mora Deus / vos salve Deus!
Deus vos salve Deus! Deus vos salve Deus! / Deus
Salve os catequistas onde mora deus / vos salve Deus!
Deus vos salve Deus! Deus vos salve Deus! / Deus salve
as famílias onde mora Deus! / vos salve Deus!
ORAÇÃO: do dia.....
LITURGIA DA PALAVRA
Comentarista: A Palavra de Deus hoje nos convida a empenhar-nos com responsabilidade na administração do seu Reino. Isto se realiza na medida em que entramos na profundidade da riqueza, da sabedoria e da ciência de Deus, que são fruto da experiência do encontro com o Filho de Deus Vivo.
1ª Leitura: Isaías 22,19,23
Salmo Responsorial: 137/138
2ª Leitura: Romanos 11,33-36
Canto de aclamação....
Evangelho: Mt. 16, 13-20
Sugestões para a reflexão:
1 - O/a catequista deve sempre de novo se questionar sobre quem é Jesus em sua vida. Pois só poderá levar os catequizandos a uma experiência de encontro com Jesus se ele/ela mesmo/mesma tiver aprofundado seu relacionamento com o mestre. Muitas vezes Jesus se torna apenas uma lembrança distante como Elias, ou outro profeta. Para que Ele seja o Filho do Deus vivo é preciso renovar cada dia nosso desejo de viver na intimidade com Ele.
2 - A esse respeito o papa Francisco nos diz: “Precisamos recomeçar a partir de Cristo, o que significa estar familiarizado com Ele. A primeira coisa que um discípulo deve fazer, é estar com o mestre, ouvi-lo, aprender com Ele e isso é uma jornada que dura a vida inteira. Não basta dizer: Tenho o título de catequista. Isto não ajuda em nada!  Como é a presença do senhor em sua vida? Quando você olha para o Tabernáculo, o que você faz? Olhar para o Tabernáculo é ao mesmo tempo deixar se olhar por Ele. Isso aquece o coração, mantém a amizade com o Senhor, Ele faz você sentir que o senhor realmente olha, está perto de você e te ama. Não desanime! Ele ama você! Deixe se olhar por Ele. Nada mais! Eu entendo que para vocês não é tão fácil, especialmente para aqueles que são casados e tem filhos, é difícil encontrar um tempo para estar com o Senhor. Pergunte-se: como posso estar com Jesus, permanecer em Jesus?”
Profissão de Fé: Motivados pelo evangelho que refletimos e as palavras do papa Francisco queremos renovar como catequistas nosso compromisso na educação da fé dos catequizandos dessa comunidade.  (cada catequista acende uma vela no Círio Pascal e em semi-círculo ao redor do Círio rezam com toda a comunidade o CREIO.
Preces comunitárias:
Presidente: Com muita confiança e gratidão queremos nos dirigir ao Senhor e colocar-nos à sua disposição para construir o reino de vida e de amor...
Todos: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME
Leitor/a 1: Para ajudar que  toda a Igreja de Jesus Cristo seja fiel ao seu Senhor reconhecendo nele o Messias Filho do Deus Vivo e principal protagonista da evangelização...
Todos: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME
Leitor/a 2: Para colaborar com o processo de Iniciação à Vida Cristã, uma catequese de inspiração catecumenal  que o Concílio Vaticano II recuperou...
Todos: EIS-ME AQUI ENVIA-ME
Leitor 1: Para que em todos os regionais da CNBB seja assumido com responsabilidade o processo de preparação do Seminário Nacional de Iniciação à vida Cristã que acontecerá em novembro desse ano...
Todos: EIS-ME AQUI ENVIA-ME
Leitor 2: Na Igreja a vocação do catequista é antes de tudo profética. Dai-nos sempre a coragem de assumir o risco de ir para as periferias existenciais para levar a Vida e o Amor Deus...
Todos: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME
Leitor/a 1: Como catequistas, proclamadores da Palavra, sejamos também praticantes daquilo que anunciamos...
Todos: EIS-ME AQUI, ENVIA-ME
Presidente da Celebração: Rezemos por fim pelo grande número de catequistas fiéis à sua missão até o fim que já partiram desta vida. Que o Deus de amor os tenha em sua misericórdia e contemplem eternamente a sua Face.  Isto pedimos por Jesus Cristo na unidade do Espírito Santo...
Todos: Amém!
Canto do Ofertório
Oração Eucarística V
Após a Comunhão:
Comentarista: Para sermos testemunhas vivas da fé em Jesus que anunciamos no processo de Iniciação à Vida Cristã precisamos ser como ramos verdes, cheios de seivas e dinamismo. Para que nunca nos falte isso queremos nos dirigir ao Senhor com a Oração do/da Catequista...
Gesto: ( A coordenadora entrega a cada catequista um ramo verde que está com os outros símbolos)
Todos: ORAÇÃO DO (DA) CATEQUISTA
Como os discípulos de Emaús, somos peregrinos. Vem caminhar conosco!
Dá-nos teu Espírito, para que façamos da catequese caminho para o discipulado.
Transforma nossa Igreja em Comunidades de comunidades, orantes e acolhedoras, testemunhas de fé, de esperança, de caridade e de alegria.
Abre nossos olhos para reconhecer-Te nas situações em que a vida está ameaçada.
Aquece nosso coração, para que sintamos sempre a tua presença.
Abre nossos ouvidos para escutar tua palavra, fonte de vida e missão.
Ensina-nos a partilhar o pão e a vida em nossa caminhada. Permanece conosco, Senhor!
Faz de nós discípulos missionários, a exemplo de Maria, Mãe da fidelidade.
Tu que és o caminho, a verdade e a vida. Amém.
Comentarista: Cada catequista coloca o galho verde num vaso com água lembrando o Batismo e o próprio Jesus que é a água viva, a seiva de nossa vida.
Canto: Eis-me aqui, Senhor! Eis-me aqui, Senhor!
Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor.
Pra fazer Tua vontade, pra viver no Teu amor,
Eis-me aqui, Senhor!
1- O Senhor é o Pastor que me conduz por caminho nunca visto me enviou.
Sou chamado a ser fermento, sal e luz, e por isso respondi: aqui estou!
2- Ele pôs em minha boca uma canção, me ungiu como profeta e trovador,
Da história e da vida do meu povo, e por isso respondi: aqui estou!
3- Ponho a minha confiança no Senhor, da esperança sou chamado a ser sinal,
seu ouvido se inclinou ao meu clamor, e por isso respondi: aqui estou!
RITOS FINAIS....

Fonte: Catequese e Bílbia
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.