Destaques
recent

O processo de formação do catequista no IVC

A missão evangelizadora é de responsabilidade de toda a igreja, visto que todo batizado é chamado a fazer de sua vida um anuncio da boa nova de Jesus Cristo. “Caminho Verdade e Vida”  Jo 14, 6. No entanto a igreja necessita de pessoas que aprimorem o “Fazer Realizador” nesse novo contexto de sociedade plural, principalmente com a perda dos valores da família, se faz necessário que o catequista se dedique ainda mais a educação da fé das crianças, jovens e adultos, fazendo ecoar em suas vidas o Evangelho de Jesus, palavra viva.
No processo de formação do catequista, tendo como base o modelo catecúmenal, a questão que mais preocupa não é a metodologia, mas o despreparo pessoal de tantos catequistas, no que se refere a sua vida de fé, espiritualidade, postura e testemunho de fé em mundo em constantes mudanças.
“Para fazer frente a este momento, a igreja precisa de catequistas dotados de fé profunda, de identidade Crista e Eclesial clara, possuidores de fina preocupação missionária e social” DOC 95 da CNBB – Ministério do Catequista P.28. Nesse processo, entende-se que a catequese verdadeira acontece com a troca de experiências de vida de Catequista e Catecúmenos, num processo continuo de amadurecimento de fé. Dessa forma a catequese deixa de ser conteúdo e passa ser anuncio com uma certeza: “Nós Encontramos o Messias” Jo 1,41.

Não mais basta boa vontade pra ser catequista, é preciso muito mais, mais que conhecimento, é preciso fazer a experiência de ir ao encontro do mestre, e deixar ser conduzido por ele pelo caminho, alimentando-nos do pão da Vida (Palavra e Eucaristia), a exemplo dos discípulos de emaús “...Não ardia o nosso coração quando ele nos falava pelo caminho e explicava as escrituras” Lc 24,32, que reconhecem jesus ao partir o Pão. Se faz necessário ir ao encontro do outro, deixa-se conduzir pela ação do Espírito Santo, a busca de conhecimento deve ser incansável especialmente no que se refere a Palavra de Deus. A você catequista não desista, seja perseverante, assuma sua responsabilidade de educador da fé, e discípulo missionário de Jesus. 

Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.