Destaques
recent

Rito da unção - Catecumenato em Vários Degraus

Rica - [127]. Se parecer oportuno confortar os catecúmenos com uma primeira unção, esta deve ser ministrada por um sacerdote ou por um diácono.
Rica - [128]. A unção dá-se a todos os catecúmenos e é feita no fim da celebração da palavra de Deus. Por motivos particulares, pode também ser dada a cada um em forma privada. Além disso, se for conveniente, é lícito ungir os catecúmenos mais do que uma vez.
Rica - [129]. Neste rito deve usar-se o Óleo dos catecúmenos, benzido pelo Bispo na Missa crismal ou, por motivos de ordem pastoral, pelo sacerdote, imediatamente antes da unção.

Rica - [70]. É para desejar que toda a comunidade cristã ou ao menos alguma parte dela, amigos e parentes, catequistas e sacerdotes, tomem parte altiva na celebração. 

Obs: O Rito da Unção só devem ser celebradas com catecúmenos adulto antes da celebração da Eleição ou Inscrição do nome, após a Homilia, e quando os mesmos se mostrarem suficientemente amadurecidos;de contrário, não se façam.
__________________________

Rica- [130]. No caso de se usar o Óleo anteriormente benzido pelo Bispo, o celebrante dirá primeiro uma das fórmulas dos exorcismos menores(nn. 113-118, pp. 69-73).

Em seguida diz: O poder de Cristo Salvador vos fortaleça. Em sinal desse poder vos fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor, que vive e reina por todos os séculos.

Catecúmenos: Amen.

Cada um dos catecúmenos é ungido com o Óleo dos catecúmenos no peito, ou em ambas as mãos, ou ainda, se parecer oportuno, noutras partes do corpo. Se os catecúmenos forem muito numerosos, pode recorrer-se a vários ministros.
__________________________
[131.] Se o Óleo tiver de ser benzido pelo sacerdote, este benze-o, dizendo esta oração:Senhor nosso Deus, fortaleza e proteção do vosso povo, que fizestes do óleo o sinal do vigor, dignai-Vos abençoar este óleo;concedei a fortaleza aos catecúmenos que serão com ele ungidos, a fim de que, recebendo a sabedoria e a força do alto, compreendam melhor o Evangelho de vosso Filho, defrontem com grandeza de ânimo os trabalhos da vida cristã, e, tornados dignos da adopção de filhos, se alegrem com a graça de renascer e viver na vossa Igreja santa. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.Todos: Amen.
__________________________
[132.] Depois, o celebrante, voltando-se para os catecúmenos, diz:O poder de Cristo Salvador vos fortaleça. Em sinal desse poder vos fazemos esta unção, em nome do mesmo Cristo nosso Senhor,que vive e reina por todos os séculos.
Catecúmenos: Amen.

Cada um dos catecúmenos é ungido com o Óleo dos catecúmenos no peito, ou em ambas as mãos, ou ainda, se parecer oportuno, noutras partes do corpo. Se os catecúmenos forem muito numerosos, pode recorrer-se a vários ministros.

Fonte: Rica
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.