Destaques
recent

Rito das Entrega dos Evangelhos [Palavra de Deus]


Rica - [68]. O rito pelo qual aqueles que desejam tornar-se cristãos são admitidos entre os catecúmenos celebra-se quando, depois de terem recebido um primeiro anúncio do Deus vivo, têm já o início da fé em Cristo Salvador. Pressupõe-se, portanto, realizada a primeira «evangelização», o começo da conversão e da fé e do sentido da Igreja, o contato prévio com o sacerdote e com alguns membros da comunidade e ainda a preparação para celebrar este rito litúrgico.


Rica - [70]. É para desejar que toda a comunidade cristã ou ao menos alguma parte dela, amigos e parentes, catequistas e sacerdotes, tomem parte altiva na celebração.

Obs: Ordinariamente o Rito das entregas do evangelho ou da Bíblia é feito durante a celebração de Admissão que dá início ao catecumenato,  contudo em alguns casos ou realidades torna a celebração longa devido ao grande número de candidatos, a sugestão é que esse rito seja feito em momento oportuno durante o tempo da catecumenado em especial no mês da Bíblia, antes do tempo de Iluminação e Purificação.

Importante que a celebração seja preparada junto a equipe de liturgia da Missa;
Reúna-se com os iniciados (crianças, jovens ou adultos) e seus familiares, avise os pais e introdutores, que tem participação especial,  reúna-os em outra data antes do dia do Rito e explique o que vai acontecer nessa celebração, repasse com eles também os gestos e participação deles no Rito;
Providenciar a compra das Bíblias que serão abençoadas e distribuídas pelo padre ou celebrante durante o Rito. 



Rica - 325. Traz-se o livro das Sagradas Escrituras e coloca-se com todo o respeito no lugar próprio. O celebrante, em breves palavras, pode explicar a dignidade da palavra de Deus, proclamada e escutada na assembleia cristã, e começa-se imediatamente uma breve liturgia da palavra.

Depois das leituras, o celebrante faz uma breve homilia, para ilustrar o que foi lido. 

Rica - 327. Recomenda-se um tempo de silêncio, durante o qual todas as crianças, a convite do celebrante, rezam no seu coração. Segue-se um cântico apropriado.

Rica - 328. Durante o cântico ou imediatamente depois, conforme for mais oportuno, entrega-se o livro dos Evangelhos ou A Bíblia as catecúmenos, após uma rápida preparação feita numa admonição adequada ou numa homilia breve. 

Rica - 93. Em seguida, se o celebrante assim o entender, pode distribuir-se a cada catecúmeno, de maneira digna e respeitosa, o livro dos Evangelhos. Este gesto será eventualmente acompanhado de uma fórmula apropriada, por exemplo:

Celebrante: Recebe o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo, Filho de Deus.
                    Se for entregar a Bíblia:Recebe o Livro da Palavra de Deus. Que ela seja luz para a sua vida

Catecúmeno: Amen.

Preces 
Rica - 329. Depois fazem-se as preces seguintes, com estas palavras ou outras semelhantes: 

Celebrante: Oremos por estes catecúmentos, que são vossos filhos, companheiros e amigos, e que se aproximam agora de Deus.

Leitor: Para que o Senhor aumente cada vez mais nestas crianças o desejo de viverem como Jesus viveu, oremos, irmãos. 
R. Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: Para que elas, vivendo na Igreja, aí encontrem a felicidade, oremos, irmãos. 
R. Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: Para que o Senhor lhes conceda a força e a perseverança nesta preparação para o Batismo, oremos, irmãos. 
R. Ouvi-nos,Senhor. 

Leitor: Para que Deus, no seu amor, afaste delas a tentação do medo e do desânimo, oremos, irmãos. 
R. Ouvi-nos, Senhor. 

Leitor: Para que o Senhor lhes conceda a alegria de receberem o Batismo, a Confirmação e a Eucaristia, oremos, irmãos. 
R. Ouvi-nos, Senhor. 

O celebrante conclui com esta oração: Senhor nosso Deus, que fizestes nascer nestas crianças a vontade de serem cristãos perfeitos, fazei-as caminhar para Vós com perseverança, e dai-nos a graça de ver atendidos os seus desejos e a nossa oração. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, que é Deus convosco na unidade do Espírito Santo.
Todos: Amen. 

Fonte: Rica
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.