Destaques
recent

Rito da Entrega do Símbolo dos Apóstolos (Credo)

Rica - [70]. É para desejar que toda a comunidade cristã ou ao menos alguma parte dela, amigos e parentes, catequistas e sacerdotes, tomem parte altiva na celebração.

É importante que os catequistas juntamente com a toda equipe litúrgica, tendo em mãos o RICA nas paginas 186 - 187, preparem com atenção e carinho o rito, não havendo dúvida reúna-se com os catequizandos ou catecúmenos, introdutores ou padrinhos e família essencialmente em data anterior Rito da entrega da Oração dos Apóstolos. Explique o que vai acontecer durante a celebração. Repasse com eles os gestos e a participação deles no Rito. Certifique-se que os catequistas providenciem os "pergaminhos" com a Oração do Oração dos Apóstolos, sugestão você colar a imagem ao lado no word ou outro editor de texto ou imagem e imprimir para ser entregue.

"O Símbolo dos Apóstolos, assim chamado porque se considera, com justa razão, o resumo fiel da fé dos Apóstolos. É o antigo símbolo batismal da Igreja de Roma. A sua grande autoridade vem-lhe deste fato: É o símbolo adotado pela Igreja romana, aquela em que Pedro, o primeiro dos Apóstolos, teve a sua cátedra, e para a qual ele trouxe a expressão da fé comum" CIC 194.

Conforme o RICA a Entrega do Símbolo dos apóstolos (Credo) e Entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso), conforme preceitua os itens 125 a 187 e 188 a 192  (pgs 91 e 104), ambas são feitas durante a etapa (no catecumenato)  de Purificação e Iluminação, ou seja, próximas ao sacramento. De forma alguma são entregues apressadamente em uma unica celebração!  O RICA prevê que se faça os ritos de “escrutínio” (que são três), sendo entregue o Símbolo  do Apóstolos (Creio) depois do primeiro escrutínio e a Oração do Senhor depois do terceiro conforme Rica 53  ou caso for conveniente, pode antecipar-se os ritos conforme Rica 103


Sugestão: Os Catecúmenos pais e padrinhos ou introdutores tomam parte da procissão de entrada e sentam-se em bancos que lhes tenham sido separados; 

Logo após a oração dos fieis.

AnimadorPe. (nome do padre), comunidade aqui reunida; desde a origem, a Igreja Apostólica transmitiu sua própria fé através do Símbolo dos Apóstolos: O Credo, que são as verdades da fé definidas pela Igreja e propostas para todos os que querem fazer o caminho de Jesus Cristo. Hoje, caro padre, nós vos pedimos que seja entregue o Símbolo da Fé da Igreja aos nossos eleitos para que possam continuar sua caminhada. Queiram se aproximar os eleitos para a entrega do Símbolo dos Apóstolos. 

Presidente: Caríssimos discípulos e discípulas, agora vocês escutarão as palavras da fé pela qual vocês serão salvos. São poucas, mas contém grandes mistérios da fé. Recebam e guardem essas palavras com pureza de coração.

(Os Catecúmenos permanecem em silêncio e em oração enquanto o presidente -e a comunidade, se for convidada pelo presidente- recitam o símbolo da fé)

Presidente (de braços abertos): Creio em um só Deus, (de Mãos unidas):  Pai Todo-Poderoso, criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis. Creio em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho Unigênito de Deus, nascido do Pai antes de todos os séculos. Deus de Deus, luz da luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial ao Pai. Por ele todas as coisas foram feitas. E por nós, homens, e para nossa salvação, desceu dos céus, e se encarnou pelo Espírito Santo, no seio da Virgem Maria, e se fez homem. Também por nós foi crucificado sob Pôncio Pilatos, padeceu e foi sepultado. Ressuscitou ao terceiro dia, conforme as escrituras, e subiu aos céus, onde está sentado à direita do Pai. E de novo há de vir, em sua glória, para julgar os vivos e os mortos; e o seu reino não terá fim. Creio no Espírito Santo, Senhor que dá a vida, e procede do Pai e do Filho; e com o Pai e o Filho é adorado e glorificado; Ele que falou pelos profetas. Creio na Igreja, una, santa, católica e apostólica. Professo um só batismo para a remissão dos pecados, e espero a ressurreição dos mortos e a vida do mundo que há de vir. Amém.


Animador: Caros eleitos, ajoelhem-se para a oração sobre vocês.

(Os Catecúmenos ajoelham-se ainda com as velas acesas)

Presidente: Oremos, irmãos e irmãs, pelos nossos eleitos: que o Senhor nosso Deus abra os seus corações e as portas da misericórdia *para que, eles que foram batizados, sejam seguidores de Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida. (ou se não forem batizados: *para que, vindo a receber pelas águas do Batismo o perdão de todos os seus pecados pecados, sejam incorporados no Cristo Jesus).


Todos rezam em silêncio por um instante.

Quem preside, com as mãos estendidas sobre os eleitos  diz:
Oremos: Senhor, fonte da luz e da verdade, imploramos vosso amor de Pai em favor destes vossos servos (nomes dos eleiros se não forem muitos): purificai-os e santificai-os; dai-lhes verdadeira ciência, firme esperança e santa doutrina para que se tornem dignos desta santa iniciação. Por Cristo, nosso Senhor.

Todos: Amém


(Os eleitos recebem de seus catequistas ou introdutores em um papel bem bonito a oração do Creio enquanto se entoa um refrão que fale de luz e todos voltam aos seus lugares)

A celebração segue normalmente com as preces. 


Fonte: RICA. Sugestões Blog http://joaomelo10.blogspot.com.br
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.