Destaques
recent

Dinâmica - Ação do Espírito Santo na história

Objetivo: Perceber como se dá a ação do Espírito Santo na história.
Material necessário: Um canudinho de plástico para cada participante, vasilhas com água e sabão, jornal para forrar o local onde se fará a dinâmica.
Descrição da dinâmica
1°passo - Cada um ganha um canudinho e começa a fazer bolhas de sabão, observando a técnica que utiliza e os resultados obtidos.
2°passo - O catequista diz que esse é o processo que o Espírito utiliza para atuar no mundo. Esperar que os jovens deem sua opinião.
3°passo
Conclusão: o Espírito Santo precisa de nós para se manifestar na história (o ar que faz as bolhas vem dos nossos pulmões). Esse ar passa pelo canudinho, que é a comunidade. Ela é o instrumento que temos para agir. Se soubermos ser Igreja de verdade, sabendo dosar o sopro (nem forte nem fraco), teremos habilidade para fazer as bolhas. Do contrário, não acontecerá o milagre da união entre a água e o sabão. Eles sairão como entraram. Se conseguirmos fazer as bolhas, com paciência e carinho, valerá todo o trabalho que foi gasto. Essas bolhas são bonitas, multicoloridas... Mas frágeis, como toda experiência que fazemos do Reino de Deus. Por isso, é preciso sempre fazer mais bolhas...

Leitura de apoio: Milagre de Pentecostes
É preciso que eu vá. Se eu não for, não mandarei a vós o Espírito Santo. Ele dará testemunho de mim. Ele vos ensinará toda a verdade (João 14,26).
Quando vier o Espírito da Verdade, ele vos conduzirá à verdade plena, pois não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas futuras (João 16,13).
O Espírito Santo dará aos seguidores a capacidade para compreender toda a mensagem de Jesus. E assim acontece. Cinquenta dias após a Páscoa, de junto do Pai, para onde fora, Jesus envia seu Espírito. Os Atos dos Apóstolos, que descrevem a vida da comunidade dos seguidores, narram esse fato maravilhoso. A comunidade se recompõe e Matias é escolhido no lugar de Judas (Atos 1,15-26). Os Apóstolos, com medo, estão, contudo, fechados no Cenáculo. Dez dias depois do retorno de Jesus para junto do Pai, eles mudam completamente de atitude.

Lucas descreve o fato de Pentecostes como uma grande manifestação da força de Deus. Tendo-se completado o dia de Pentecostes, estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como o agitar-se de um vendaval impetuoso, que encheu toda a casa onde se encontravam. Apareceram-lhes, então, línguas como de fogo, que se repartiam e que pousaram sobre cada um deles. E todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia se exprimissem (Atos 2,1-4). Medrosos anteriormente, os Apóstolos saem corajosos.

Nós os ouvimos anunciar em nossas próprias línguas as maravilhas de Deus (Atos 2,11). Uma multidão de curiosos se reúne. Veem e escutam os seguidores do Nazareno. E aqueles que haviam fugido diante da morte de seu chefe (Mateus 26,56), deixando-o só, saem destemidos.
Continua firme o Apóstolo: Convertei-vos e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo para a remissão dos vossos pecados (Atos 2,38). Começa uma nova era na vida dos homens e mulheres que tinham aderido à Boa Nova da salvação trazida por Jesus. Forma-se uma comunidade unida, que se auxilia mutuamente e dá testemunho pleno. Todos percebem que algo inédito aconteceu desde o primeiro momento.


Não são todos galileus estes que estão falando? Como é, pois, que os ouvimos falar, cada um de nós, no próprio idioma em que nascemos? (Atos 2,7-8). O Reino vai crescendo pela força do Espírito. O número dos discípulos aumenta.

Fonte: Catequisar
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
1 Comentários

Um comentário :

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.