Destaques
recent

Rito da Entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso)


Rica - [70]. É para desejar que toda a comunidade cristã ou ao menos alguma parte dela, amigos e parentes, catequistas e sacerdotes, tomem parte altiva na celebração.

É importante que os catequistas juntamente com a toda equipe litúrgica, tendo em mãos o RICA nas paginas 188 - 192, preparem com atenção e carinho o rito, não havendo dúvida reúna-se com os catequizandos, introdutores, padrinhos e família essencialmente em data anterior Rito da entrega da Oração do Senhor. Explique o que vai acontecer durante a celebração. Repasse com eles os gestos e a participação deles no Rito. Certifique-se que os catequistas providenciem os "pergaminhos" com a Oração do Pai-Nosso, como sugestão você colar a imagem ao lado no word ou outro editor de texto ou imagem e imprimir para ser entregue.

"A expressão tradicional «oração dominical» (isto é, «oração do Senhor») significa que a prece dirigida ao nosso Pai nos foi ensinada e legada pelo Senhor Jesus. Tal oração, que nos vem de Jesus, é verdadeiramente única: é «do Senhor». Efectivamente, por um lado, nas palavras desta oração o Filho Único dá-nos as palavras que o Pai Lhe deu (13): Ele é o mestre da nossa oração. Por outro lado, sendo o Verbo encarnado, Ele conhece no seu coração de homem as necessidades dos seus irmãos e irmãs humanos e revela-no-las: Ele é o modelo da nossa oração." CIC 2765

Conforme o RICA a Entrega do Símbolo dos apóstolos (Credo) e Entrega da Oração do Senhor (Pai Nosso), conforme preceitua os itens 125 a 187 e 188 a 192  (pgs 91 e 104), ambas são feitas durante a etapa (no catecumenato)  de Purificação e Iluminação, ou seja, próximas ao sacramento. De forma alguma são entregues apressadamente em uma unica celebração!  O RICA prevê que se faça os ritos de “escrutínio” (que são três), sendo entregue o Símbolo  do Apóstolos (Creio) depois do primeiro escrutínio e a Oração do Senhor depois do terceiro conforme Rica 53  ou caso for conveniente, pode antecipar-se os ritos conforme Rica 103


O Rica  sugere que em vez das leituras do dia, escolham-se outras apropriadas, mais dependendo do dia dia ou tempo litúrgico talvez essa sugestão não seja a mais adequada, de qualquer forma se a equipe aceitar o rito começará no momento da aclamação do evangelho ver RICA 190, caso contrario a sugestão é que seja realizado ao fim da Oração Eucarística. No lugar do Rito de Comunhão, segue-se como abaixo:

Sugestão: Os catequizandos pais e padrinhos ou introdutores tomam parte da procissão de entrada e sentam-se em bancos que lhes tenham sido separados;

Animador: Queridos eleitos, aproximem-se para receber agora a Oração do Senhor.
(Os catequizandos aproxima-se do presbitério)

Presidente: Caros eleitos, vocês ouvirão agora como o Senhor ensinou seus discípulos a rezar:

(Pode-se fazer uma proclamação cantada)

+Leitura do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus:
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos:
"Vós deveis rezar assim:
Pai nosso que estás nos céus,
santificado seja o teu nome;
venha o teu Reino;
seja feita a tua vontade,
assim na terra como nos céus.
O pão nosso de cada dia dá-nos hoje.
Perdoa as nossas ofensas,
assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido.
E não nos deixes cair em tentação, mas livrai-nos do mal."

Momento de Silêncio

(os eleitos põem-se de joelhos)

Presidente:  Oremos pelos nossos eleitos: que o Senhor nosso Deus abra seus corações e as portas da misericórdia para que, recebendo as graças dos sacramentos que se preparam para celebrar, sejam mais perfeitamente incorporados no Cristo Jesus. 

(os eleitos põem-se de pé)

Animador: Convidamos os pais/responsáveis (ou introdutor ou padrinho) para vir buscar com os catequistas a Oração do Senhor escrita e entregá-la aos eleitos dizendo:

“Recebe a oração que Jesus nos ensinou. Reze-a todos dos dias em sinal do amor ao Pai do céu.”

(todos rezam em silêncio. O presidente, de braços abertos, diz:)

Deus eterno e omnipotente, que fazeis crescer continuamente a vossa Igreja com o nascimento de novos filhos, aumentai a fé e a compreensão dos nossos eleitos para que, possam celebrar os vossos santos mistérios. Por Cristo, nosso Senhor.

A celebração segue como de costume 

Fonte: RICA, CIC

Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.