Destaques
recent

As pastorais, seu Agentes e sua importancia na Iniciação

A iniciação com inspiração catecumenal tem forte ênfase na liturgia, não somente pela realização dos Ritos e celebrações  mas em especial por que todo o processo de amadurecimento da fé vai sendo moldado a partir do entendimento de toda ação litúrgica de nossa vida, em outro momento falaremos especificamente sobre liturgia , a  acentuação pela liturgia não pode deixar esquecidos outros aspectos da pastoral, como a dimensão sócio transformadora, o ecumenismo e o diálogo inter-religioso, a comunhão entre os diferentes agentes pastorais e seus campos de atuação. 

O desejo de levar a sério o processo de iniciação e de ter cristãos realmente comprometido, transformados, conscientes e imersos nas grandezas do mistério da fé.

Não se pode implantar um processo com esse nível de exigência sem a correspondente preparação e continua reflexão e revisão de vida dos agentes, de todos os níveis, e sem uma grande atenção à qualidade do testemunho da comunidade inteira.

Estamos nos dedicando a um dos temas mais desafiadores da nossa ação evangelizadora. Como levar as pessoas a um contato vivo e pessoal com Jesus Cristo ressuscitado, como fazê-los mergulhar nas riquezas do Evangelho, como iniciá-los na vida da comunidade cristã e fazê-los participar da vida divina, cuja expressão maior são os sacramentos de iniciação? Como realizar uma iniciação de tal modo que os fiéis perseverem na comunidade cristã? Como formar verdadeiros discípulos-missionários de Jesus? Entendemos nos debruçar não tanto sobre a “preparação para receber os sacramentos”, mas sim sobre o processo e a dinâmica pelas quais “tornar-se cristãos”, processos que vão além da catequese entendida como período de maior aprendizado e orientado para um sacramento.

Nesse processo os catequistas continuam a desempenha um importantíssimo e insubstituível papel, mas não conseguiram sozinho, se faz necessária a participação de toda a Igreja: pais, padrinhos, introdutores, catequistas, liturgistas, ministérios ordenados, enfim toda a comunidade, sem o comprometimento de todo esse exercito certamente continuaremos a patinar, sem que a ação evangelizações gerem os frutos esperados pelos Pai. O momento é esse fazer acontecer a tão sonhada pastoral de conjunto, com a participação e comprometimento de todos. 

Em algumas de nossas paróquias o catequese tem parado, em virtude de uma formação extensa a todos os agentes sobre IVC, formação essa que sai do papel a medida que o itinerário e vivenciado na prática, essa ideia é louvável especialmente com parte do Pároco, mas sabemos que nem sempre isso acontece em nossas comunidades, o que mais vamos encontrar são obstáculos de todas as naturezas, no entanto precisamos dá o primeiro passo. A iniciação a vida Cristã, é uma urgência da igreja do Brasil, o documento de aparecida vem reforçar "Ou educamos na fé, colocando as pessoas realmente em contato com Jesus Cristo e convidando-as para seu seguimento, ou não cumpriremos nossa missão evangelizadora" Dap 302. Que Deus nos ajude!
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.