Destaques
recent

O Tempo da Purificação e da Iluminação

O tempo da purificação e da iluminação dos catecúmenos coincide habitualmente com a Quaresma, depois de concluída a segunda etapa (catecumenato), começa o tempo da purificação e da iluminação destinado a preparar mais intensivamente o espírito e o coração dos candidatos.

Neste degrau é feita pela Igreja a eleição ou Inscrição do Nome e a admissão daqueles catecúmenos que, pelas suas disposições são idóneos para, na próxima celebração, tomarem parte nos sacramentos da iniciação (batismo, Eucaristia e Crisma).

Chama-se eleição, porque a admissão feita pela Igreja se funda na eleição de Deus, em nome de quem ela atua; chama-se inscrição do nome, porque os candidatos escrevem o seu nome no livro dos eleitos, como penhor de fidelidade.
Durante este tempo, os catecúmenos são objeto de uma preparação interior mais intensa. Esta tem mais em vista o recolhimento espiritual do que a catequese, e destina-se à purificação do coração e da mente, através do exame de consciência e da penitência, e à sua iluminação por meio do conhecimento mais aprofundado de Cristo Salvador.

Tudo isto se faz por meio de vários ritos, sobretudo pelos escrutínios e pelas tradições (Rito de entrega do símbolo dos apóstolos após o primeiro escrutínio e da entrega da oração do Senhor após o terceiro escrutínio ou se julgar conveniente pode se antecipar ambos têm como finalidade a sua iluminação).

No Símbolo dos apóstolos, em que se proclamam as maravilhas de Deus para salvação dos homens, os olhos dos eleitos são inundados de fé e de alegria. Na Oração do Senhor, reconhecem em toda a sua profundeza o novo espírito de filhos, pelo qual chamam a Deus seu Pai, sobretudo na assembleia eucarística.


 Os escrutínios, que devem ser celebrados solenemente ao domingo, têm em vista o duplo fim acima referido, a saber: pôr a descoberto o que no coração dos eleitos possa haver de fraqueza, enfermidade ou malícia, para que seja curado, e o que há de bom, válido e santo, a fim de fortalecê-lo. 

Fonte de Estudos : RICA
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.