Destaques
recent

Mistagogia - Do visível ao invisível

Encerrado o tempo da purificação e iluminação que  coincide habitualmente com o tempo Quaresmal, tempo de  preparar mais intensivamente o espírito e o coração dos candidatos para os sacramentos pascais. É bem verdade que em muitas de nossas comunidade nem sempre vai ser possível, celebra os sacramento na vigília pascal, quando não houver essa possibilidade celebremos no tempo pascal que somam cinquenta dia até a descida do Espirito Santo na festa de pentecostes.

Celebrado os sacramentos é tempo de viver a Mistagogia, mergulhar no mistério de Cristo. talvez o maior desafio na catequese nesses tempos de iniciação, fazer com que o catequizando continue a participar dos encontros e da vida da comunidade após sacramentado, também é bem verdade que se forem bem preparados, tiverem sua vidas transformadas pelo encontro com  Cristo ressuscitado, esse processo mistagógico torna-se consequência dessa adesão.

A mistagogia é a arte de sermos iniciados no mistério da Páscoa de Cristo, do qual ganha sentido todos os atos salvadores de sua vida e que são atualizados na celebração da liturgia. A mistagogia promove a unidade entre o anúncio da Palavra, a celebração do Sacramento e a vivência da fé. Leva o batizado a fazer a experiência dos símbolos e gestos celebrados não apenas como elementos pertencentes a este mundo, mas, aos olhos da fé, como realidades divinas.

É necessário ajudar o catequizando a entrar neste mundo de sinais para descobrir o universo simbólico em que se move a liturgia. O método parte do sentido cotidiano do símbolo e, em um segundo nível aponta como este aparece na Bíblia e em seguida mostra como o mesmo é empregado na celebração. Assim, chega-se ao quarto nível: o compromisso cristão que o rito suscita na vida.
Não se trata de explicar, mas de experienciar o símbolo, por isso o livro propõe a celebração de vivências que facilitam uma melhor assimilação do acontecimento de graça que se dá na liturgia.

Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.