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Quaresma: tempo de oração intensa, jejum e penitência: Estudo + Dinâmica para encontro

Não somente reduzindo os alimentos, mas sobretudo abstendo-se do pecado. Dentre todas as solenidades cristãs o primeiro lugar é ocupado pelo mistério pascal. Devemos nos preparar para vivê-lo convenientemente. É por isso que foi instituida a quaresma, um tempo de quarenta dias para chegar dignamente à celebração do tríduo pascal.

A quaresma, como pratica obrigatória, foi instituída no IV século. Mas desde sempre os cristãos se preparavam para a Páscoa com uma oração intensa, jejum e penitência. O número de quarenta dias tem um significado simbólico-bíblico: quarenta são os dias do dilúvio, da permanência de Moisés no monte Sinai, das tentações de Jesus.

Na verdade, se a quaresma é um tempo privilegiado para o nosso aperfeiçoamento, toda a nossa vida de cristãos deve ser vivida como esforço para adquirir as virtudes e lutar contra o inimigo, o diabo. Já o apóstolo Pedro exortava os cristãos: “Sede sóbrios e vigilantes. O vosso adversário, o diabo, rodeia como um leão a rugir, procurando a quem devorar. Resisti-lhe, fortes na fé” (I Pd., 5, 8-9a).
Este combate é um combate interior. O papa Leão Magno (440-461) numa sua pregação, disse: “É agora que os nossos corações devem se mover com maior fervor para a perfeição espiritual… Muitos combates acontecem dentro de nós mesmos, os desejos da carne se opõem aos do espírito, e os do espírito aos da carne… Mas, aquele que está em nós é mais forte do que aquele que está contra nós”. O mesmo Papa, noutra homilía: “A quaresma é tempo de limpar e enfeitar a casa por dentro. Convém que vivamos sempre de modo sábio e santo, dirigindo nossa vontade e nossas ações para aquilo que sabemos agradar a Deus”.
A nossa vida está posta no meio das dificuldades e dos combates; se quisermos ser vencedores, é preciso combater. É por isso que precisa uma oração intensa e contínua. Uma oração não limitada às praticas de oração, mas entendida como uma vida de profunda intimidade com o Deus Trindade que mora dentro de nós. Um Autor do IV sec., o Pseudo-Crisóstomo, escreveu: “Não devemos orientar o pensamento para Deus apenas quando nos aplicamos à oração; também no meio das mais variadas tarefas é preciso conservar sempre vivo o desejo e a lembrança de Deus. A oração é a luz da alma, alegra a alma e tranquiliza o coração”.

O jejum é fundamental para a nossa purificação. Mas o fim não é tanto a abstinência das comidas, quanto dos vicios. Ainda nos exorta o papa Leão Magno: “Mortifiquemos um pouco o homem exterior para que o interior seja restaurado; perdendo um pouco do excesso corpóreo, o espírito robustece-se”. É inútil o jejum se não se praticam as virtudes. Cuidados para não cair na repreensão de Deus feita pelo profeta Isaías (58, 1-10)… Precisa cumprir a prescrição que remonta aos apóstolos, de jejuar quarenta dias; não somente reduzindo os alimentos, mas sobretudo abstendo-se do pecado… O sentido do jejum não reside somente na abstenção dos alimentos. Esta traz proveito se o coração se afasta da iniqûidade e a língua se abstenha da calúnia e se pratica a mansidão e paciência… O jejum tem por objetivo suprimir os desejos corporais e ações desordenadas”.
O bispo São Pedro Crisologo escreveu: “Homem, oferece a Deus a tua alma, oferece a oblação do jejum, para que seja uma oferenda pura, um sacrificio santo”.
Mas tudo isso não está completo se não se adianta um terceiro elemento: a penitência, no sentido de ter misericórdia e compreensão com os outros. Por isso, São Pedro Crisólogo adianta: “Para que esta oferta seja aceita a Deus, deve acompanhá-la a misericórdia; o jejum só dá frutos se for regado pela misericordia, pois a aridez da misericórdia faz secar o jejum”.

Fonte: (Zenit.org)

Dinâmica: Ser Luz no mundo de escuridão
Objetivo: Refletir sobre nossa atitude como luz do mundo, ser forte as tentações.
Material: 1 prato, transparente, 1 copo transparente, 1 vela, Água, fósforos ou isqueiro.

Procedimento: Distribuir os objetos as catequizandos e instruir que sigam os passos a medida com o catequista solicitar
- Colocar a vela no centro do prato, em posição vertical, observando se a mesma está firme.
- Coloquem a água no prato, tendo cuidado para não transbordar.
- O catequizando, representando pela vela acesa, é luz do mundo. O meio em vivemos está simbolizado pelo prato e a água é a Palavra de Deus que é fonte de toda vida, lava e purifica. Leiam Ef. 5, 26.
- O Prato também nos remete ao alimento, importante frisar a importância do jejum, e não apenas de alimentos, mais especialmente do pecado
- Vivemos inseridos no mundo, mas temos a Palavra de Deus como guia de nossa caminhada cristã, além de gozarmos da purificação, santificação. Rezar Sl. 119, 105.
- O copo representará aquilo que pode apagar nossa luz, como: O pecado, as tentações, a desobediência, a prática de coisas ilícitas etc. Então, em seguida, coloquem o copo emborcado sobre a vela.

O que aconteceu? Mostrem para os catequizandos as reações ocorridas.

Estamos deixando o capo cair sobre nós, o que estamos fazendo?

A agua a nosso redor, está nos molhando, nos encharcando ou nos afogando?

Nosso prato tem água suficiente para todos os sedentos e famintos?

Além da vela ter se apagado, toda a água foi sugada para dentro do copo! (Importante está atendo para percepção fenômenos físicos e químicos, se necessário explicar aso catequizando no caso de crianças)

Que lições podemos tirar desse fenômeno?
- Para finalizar, leiam: Mt 5, 14 - 16 e Rm 12, 2.


Autoria desconhecida. Ajuste e adaptações: Joylson Carvalho,
Foto: https://sacrificiovivoesanto.wordpress.com/
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

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