Destaques
recent

Carlo Acutis - O jovem ciberapóstolo da Eucaristia


O Papa Francisco assinou o decreto que reconhece as virtudes heroicas de Carlo Acutis, um adolescente que ofereceu sua doença pela Igreja e usou a sua paixão pela informática para evangelizar e difundir o amor pela Eucaristia.


O Pontífice recebeu na manhã de quinta-feira, 5 de julho, em audiência, no Vaticano, o Prefeito da Congregação para as Causas dos Santos, Cardeal Angelo Amato, e autorizou os decretos declarando Veneráveis ​​quatro Servos de Deus, entre os quais Acutis.

Carlo Acutis nasceu em 3 de maio de 1991 em Londres (Inglaterra), onde sua família residia por motivos profissionais. Depois, mudaram-se para Milão (Itália).

Fez a Primeira Comunhão aos 7 anos de idade e, desde então, sua vida foi marcada por um profundo amor pela Eucaristia, a qual considerava como “rodovia para o céu”.


Ele participava da Missa todos os dias e também rezava o terço, impulsionado pela sua devoção à Virgem Maria, a qual considerava sua confidente. Além disso, dava aulas de catecismo às crianças e ajudava as pessoas mais necessitadas.

A intensa vida espiritual de Carlo o levou a inventar o que alguns chamaram de um “kit para tornar-se santo”, formado pela Missa, Comunhão, Terço, leitura diária da Bíblia, confissão e serviço aos outros.

Uma biografia dele recolhe as palavras que pronunciou sobre os seus ideais: “A nossa meta deve ser o infinito, não o finito. O Infinito é a nossa Pátria. Desde sempre o céu nos espera”.

Por outro lado, Acutis desenvolveu desde pequeno o seu talento pela informática e os adultos que o conheciam o consideravam um gênio.

Assim, uniu o seu hobby pela informática com seu zelo evangelizador e criou exposições virtuais sobre temas da fé. Um dos mais destacados foi realizado quando tinha 14 anos e trata sobre milagres eucarísticos no mundo inteiro.

Quando foi diagnosticado com leucemia, Carlo decidiu oferecer seus sofrimentos pelo Papa e pela Igreja Católica. Faleceu em 12 de outubro de 2006, dia da festa da Virgem do Pilar, aos 15 anos.

Segundo indica o site ‘Famiglia Cristiana’, antes de saber que estava doente, o jovem fez um vídeo no qual disse que, se morresse, gostaria que o enterrassem em Assis, onde estão atualmente os seus restos mortais.

Em 2007, o jornalista do jornal vaticano L'Osservatore Romano, Nicola Gori, publicou o livro ‘Eucaristia. Minha rodovia para o céu: Biografia de Carlo Acutis’ e, em 2016, apresentou no Vaticano seu novo livro ‘Um gênio da informática no céu: Biografia de Carlo Acutis’.

A fase diocesana de sua causa de beatificação foi aberta em 15 de fevereiro de 2013 e concluída em 24 de novembro de 2016. Esta foi realizada pela Arquidiocese de Milão. Atualmente, o processo está no Vaticano.

Site em português com toda a sua bibliografia - http://www.carloacutis.com/pt/association/biografia#prettyPhoto 

Fonte: ACI Digital
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.