Destaques
recent

Novo livro que une os temas da Catequese, da Liturgia e Iniciação Cristã é Lançado em Sergipe

Foi lançado no sábado, 21 de Julho, em Aracaju (SE), durante o 1º Seminário Litúrgico – Bíblico – Catequético promovido pelo Regional Nordeste 3 da CNBB, o livro “Catequese e Liturgia na Iniciação Cristã – o que é e como fazer, do P. Thiago Faccini, da Comissão da Liturgia da CNBB.

O livro tem três capítulos e 134 páginas. O primeiro capítulo traz o conceito de iniciação do ponto de vista antropológico e cristão, e como este processo se realizou na Igreja primitiva, de modo especial o método mistagógico. O segundo capítulo aborda como a liturgia se comunica, através dos símbolos e ritos e como levar essa experiência para os encontros de catequese. E por fim, o terceiro capítulo apresenta uma experiência de itinerário catequético com inspiração catecumenal, aplicando o conteúdo refletido nos dois primeiros capítulos.

O livro possibilita compreender o que é a Iniciação Cristã, e qual seria o papel e o lugar da catequese e da liturgia neste processo. Ajuda a desenvolver um novo olhar e a perceber que a liturgia, na Iniciação Cristã, não deve ser restrita às celebrações, pois vai muito além delas. Deve estar no cotidiano dos encontros, desde a oração inicial, as preces, até a ambientação do espaço catequético e outros momentos.

“Este livro é um auxilio para nossas comunidades que estão refletindo e estudando o Documento 107 da CNBB, ajudando-os a pensarem num itinerário iniciático com inspiração catecumenal, que unacatequese e liturgia e busque fazer da Igreja uma verdadeira Casa da Iniciação a Vida Cristã”, afirma o autor.

Fonte CNBB: http://www.cnbb.org.br/lancado-em-aracaju-se-novo-livro-que-une-os-temas-da-catequese-da-liturgia-e-iniciacao-crista/
Joylson Carvalho

Joylson Carvalho

Web Developer, catequista por vocação desde 1998. Desde 2011 tenho me dedicado a estudos, vivências e praticas da IVC, desde então tenho ajudado na implementação da Iniciação a Vida Cristã com inspiração catecumenal, nas comunidades da arquidiocese de Manaus.

Comentários
0 Comentários

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.!

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.