
Do lado esquerdo um pequeno traço nos lembra o lado transpassado de Cristo: “Pendente da cruz, do seu coração aberto pela lança fez correr sangue e água” (RICA 215). O sangue e água são identificados pela Tradição da Igreja como os dois sacramentos principais: Eucaristia e Batismo. O lado aberto de Cristo morto na cruz também evoca a nossa imersão batismal na paixão e morte do Senhor. Do seio de Jesus elevado e glorificado no mistério da morte e ressurreição, flui a água viva, símbolo do dom do Espírito Santo. O Batismo confere aos fiéis o dom do Espírito Santo e os tornam portadores e templos do Espírito.
O espiral que se forma nas cores vermelha e azul, símbolo do sangue e da água, remete-nos a caminhada que iniciamos todos nós, a partir da fé em Jesus Cristo e da sua Igreja, que nasceu do seu lado aberto, assim como nova Eva do lado do novo Adão. É símbolo da caminhada dos simpatizantes, catecúmenos, eleitos, neófitos... de todo Cristão. O espiral em sentido anti-horário, representando o Kairós de Deus, “o tempo oportuno”, pelo qual somos regidos, amadurecemos e crescemos, ano após ano, de domingo a domingo, de páscoa em páscoa, até a páscoa definitiva. As pegadas aí impressas mostram que a nossa fé não é circular, mas espiral, como no ano litúrgico. A cada ano concluído, não paramos no mesmo lugar, amadurecemos no seguimento, não somos mais os mesmos, subimos um degrau.
Assim, a logotipo da 4ª SBC em sua simplicidade e profundidade, quer nos ajudar a refletir e a resgatar a essência de nossa fé e o fundamento da Iniciação à Vida Cristã, que deve unir experiência e anúncio, fé e vida num itinerário capaz de nos transformar em discípulos missionários de Jesus Cristo.
ORAÇÃO
Senhor Jesus, nosso Salvador e amigo.Tuas palavras soam e ressoam aos ouvidos de muitos discípulos teus.Muito mais, és Tu a Palavra que nos pronuncia o amor de Deus.A tua voz queremos ouvir, ao teu chamado acolher, ao teu mandato obedecer. Outrora chamaste os discípulos; hoje chamas a nós.Outrora ensinaste as multidões; hoje pedes que te apresentemos a quem precisa de ti.Nas margens do lago tiveste compaixão; hoje pedes que nos compadeçamos.Desde a montanha enviaste teus discípulos; também hoje queres que façamos discípulos teus.Senhor, são justamente estes os motivos e os anseios da nossa Semana de Catequese.Que teu Espírito nos infunda a paz e a força de perceber tua presença.Que Ele nos conceda a Alegria do Evangelho que queremos acolher, que queremos partilhar, que queremos transmitir. Vem participar, Senhor, da nossa 4ª Semana Brasileira de Catequese.Vem nos falar, vem nos inspirar, vem em socorro à nossa fé.Tudo isso a ti pedimos porque temos um grande sonho:Que nossa Catequese, e nossos catequistas aproximem de ti todos a quem nos enviaste.
Comissão Episcopal Pastoral para Animação Bíblico-Catequética
x