Destaques
recent

Livros

Nesta secção você vai encontrar livros que recomendo aos catequista e catecúmenos, tanto para auxiliar nos encontros como para formação dos catequista, é importe lembra que a Bíblia será o livro indispensável nos encontros.





Formação Catequista

Muitos catequistas sentem dificuldade para utilizar a Bíblia. Nesse sentido, o livro de Inês Broshuis apresenta informações importantes, nem sempre encontradas de maneira clara nos cursos ou manuais de formação bíblica, e que estão relacionadas à mensagem bíblica e seu uso na catequese. Além disso, a autora também aborda o uso da Bíblia na catequese conforme as diferentes idades e enriquece o conteúdo com algumas técnicas e dinâmicas.


Formação Catequista

Formação da bíblia para catequistas é uma introdução elementar e genérica aos diversos livros da Bíblia no Antigo Testamento e à Pessoa de Jesus, no Novo, enriquecida não só com dinâmicas e celebrações, como diz o título, mas também com resumos da matéria exposta em cada capítulo e momentos de reflexão em que, a partir de uma situação ou um personagem, o autor sugere um horizonte de meditação e de aprofundamento pessoal. 





Formação Catequista

Este livro, em continuidade ao pensamento catequético brasileiro, contextualiza os vários aspectos que envolvem a chamada catequese com estilo catecumenal, impulsionada pelo Diretório Nacional de Catequese, com vistas a um novo estímulo na pastoral da iniciação cristã. O Documento de Aparecida, ao enfrentar os desafios dos tempos pluralistas de hoje, opta por uma evangelização progressiva centrada no primeiro anúncio da fé - querigma - e prioriza a catequese com os adultos. 



Formação Catequista

O livro relata situações vividas por catequistas em diversas comunidades do Brasil, com quem o autor mantém contato via internet, formando um grupo de troca de experiências, técnicas, conteúdos e informações chamado "Catequistas Anjos do Brasil". 


O autor busca fazer com que o leitor reflita sobre a melhor maneira de evangelizar numa sociedade que aprecia tanto o descartável. 



Formação Catequista

Os cristãos convictos são minoria em meio a um grande número de batizados que ignoram bastante Jesus Cristo e o Evangelho ou que não optaram pessoalmente por ser cristãos. Este livro ocupa-se da primeira fase do caminho para que alguém se torne cristão. Indaga sobre o primeiro anúncio que se quer dizer aos homens e às mulheres de hoje com consciência e ideias claras sobre o projeto do Evangelho. Anunciar o querigma implica em posicionar-se como pessoa de fé numa sociedade que duvida, questiona, põe à prova as convicções do missionário. 



RICA Simplificado

 A finalidade da obra é facilitar esse conhecimento. Depois de uma análise da significação do catecumenato, no primeiro capítulo, apresenta, nos três capítulos sucessivos, uma catequese de adultos no espírito do catecumenato e desenvolve os temas dos capítulos quarto e quinto do RICA, referentes à catequese dos crismandos e das crianças em idade de catequese. 
   


Formação Catequista

Este livro aborda a iniciação cristã dos adultos como um itinerário de fé que conduz o adulto ao seguimento comprometido de Jesus Cristo. Faz-se num primeiro momento um breve resgate histórico de como se deu a iniciação cristã desde os primórdios da Igreja até o Concílio Ecumênico Vaticano II. O centro do trabalho é a proposta oferecida pela Igreja através do Ritual da Iniciação Cristã dos Adultos de restaurar o catecumenato adaptado às realidades atuais.
   


Catecumenato Crismal

A obra se organiza em torno de seis unidades, em 32 encontros. A primeira unidade (encontros 1 a 3 e uma celebração) é a introdução dos leitores do significado de catecumenato. A segunda unidade (encontros 4 a 7), sob o título A vida em Cristo, vai da criação às questões da sexualidade e das drogas. A terceira unidade (encontros 8 a 19), sob o título de O discipulado, compreende uma longa meditação sobre o desígnio do Pai, que começa com o envio do Filho e se conclui com o envio do Espírito Santo. A quarta unidade (encontros 20-23) sob o título A comunidade de fé, versa sobre a Igreja, liturgia e pastorais. 
   
      



Catecumenato Crismal

Este livro, por muitos anos, tem servido de apoio para a catequese de milhares de jovens, em vista do sacramento da crisma. Sua proposta é o catecumenato crismal. O conteúdo está baseado no Ritual de Iniciação de Adultos, nos mais recentes documentos da Igreja e, especialmente, na experiência, na sabedoria e no zelo pastoral do autor.
   


Catecumenato Eucaristia

Itinerário pedagógico de iniciação ao sacramento da Eucaristia, com metodologia e conteúdo de acordo com o estilo catecumenal. Na introdução, este livro aborda a metodologia e o espírito que deverá acompanhar o itinerário de formação. Esta recente revisão traz uma unidade sobre o querigma, primeiro anúncio da pessoa de Jesus Cristo, e 5 leituras orantes. Depois segue a história da salvação, que culmina na Páscoa de Cristo, a fim de que a criança se sinta protagonista e continuadora do projeto de Jesus, por meio do anúncio da Palavra, da celebração da Eucaristia e da vivência cristã na comunidade.
   


Catecumenato Adulto

Esse livro é acompanhado de um volume destinado aos catequistas, que esclarece os fundamentos e exigências da pedagogia empregada. O caminho traz a novidade de começar os encontros depois da solenidade de Pentecostes e seguir domingo a domingo a quaresma e o tempo pascal do ano seguinte. As catequeses estão distribuídas nos quatro tempos que formam o período da iniciação cristã. Cada etapa é concluída com uma celebração de passagem. 


   



Catecumenato Eucaristia

Os encontros foram estruturados para acolher o universo afetivo, emocional e criativo das crianças a partir dos 6 anos. Seu diferencial encontra-se na própria consonância com as diretrizes educacionais voltadas a essa faixa etária, particularmente no que se refere ao desenvolvimento das habilidades e competências.

   


Auxilio


O catequista poderá utilizar esse recurso trabalhando com o livro nos encontros, em paralelo com as diretrizes e os temas propostos pela Pastoral da Catequese. São várias sugestões de utilização e atividades que podem ser desenvolvidas com base nas ilustrações, enriquecendo a catequese de modo divertido e lúdico.
   


Dinamicas

As 29 dinâmicas estão distribuídas em seis eixos temáticos: a interioridade; a presença de Deus; a vida compartilhada; o conflito; a necessidade de alegria e esperança; o compromisso. Cada uma delas segue o mesmo esquema. Depois de se indicar o tempo médio estimado para sua realização e a idade para a qual é recomendada, a autora estabelece claramente a orientação a ser seguida e indica o material ou outros recursos que serão necessários.

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário :

Postar um comentário

Olá, se esse post ajudou você de alguma forma, deixe seu comentário ele é muito importante para nós.

Tecnologia do Blogger.